segunda-feira, 12 de março de 2012

Computadores que eram para ser utilizados em um programa de inclusão digital em Acrelândia estão se perdendo por falta de uso.

Coordenado pelo Ministério das Comunicações por meio do Departamento de Infra-estrutura para Inclusão Digital, o Programa GESAC oferece conexão de internet via satélite e terrestre à telecentros, com o objetivo de promover a inclusão digital em todo o território brasileiro.

O Programa é direcionado, prioritariamente, para comunidades em estado de vulnerabilidade social, em todos os estados brasileiros, privilegiando as cidades do interior, sem telefonia fixa e de difícil acesso. Por meio dele, é disponibilizada a infra-estrutura fundamental para a expansão de uma rede.

Em Acrelândia o programa foi implantado em 2006 e ficou em uso apenas um ano, segundo o secretario de educação de Acrelândia Donizete Melo, o sinal da interrnete do programa é via satélite e a falta da liberação de uma senha por parte da central de suporte, inviabilizou o uso dos computadores. Segundo ele por varias vezes a secretaria de educação tentou contato com a central em Brasília para que o programa fosse reativado no município, mas até agora não teve nem uma resposta. Mais de duzentos alunos desfrutavam do serviço quando estava à disposição da comunidade, disse o secretario.

A sala com os computadores, mesa e livros didáticos ficam localizados na biblioteca publica municipal, sem uso o espaço está ocioso.


Nenhum comentário: