terça-feira, 1 de abril de 2008

Ideais de Chico Mendes enterrados com ele



Em dezembro fará 20 anos da morte do líder sindical e ecologista Chico Mendes. O governo do Acre e o Comitê Chico Mendes preparam os balões em comemoração a essa triste data. Viúva do líder sindical, Ilzamar Mendes não resguarda seu ressentimento com o uso meramente político da imagem de seu antigo companheiro. Os ideais de solidariedade e justiça social pregados por Chico, diz ela, foram enterrados com ele.

Em entrevista ao blog do Altino, Ilzamar mira suas criticas na ministra Marina Silva (Meio-Ambiente), no ex-governador do Acre Jorge Viana e no atual governador Binho Marques. E revela: "Chico, se fosse vivo, não estaria no PT". Seguem alguns trechos:

Chico Mendes vive?

- Eu acredito que quando é pra usar a imagem do Chico, ele vive. Os ideais verdadeiros do Chico ainda existem nos corações e nas mentes das pessoas, dos seus verdadeiros companheiros, mas, infelizmente, hoje eles não têm voz nem vez na política estadual ou federal.

A ministra Marina Silva, o ex-governador Jorge Viana e o atual governador Binho Marques. A conquista do poder não significou avanços?

- Tenho que falar, e não estou falando só por mim, mas dos companheiros do Chico com os quais ainda tenho contato. Infelizmente, essas pessoas, que conviveram lado a lado com o Chico, que eram sabedoras dos seus ideais, da sua luta, infelizmente mudaram seus pensamentos. Hoje, o que é importante para essas pessoas é o poder e não os ideais do Chico. Fazem qualquer coisa para se manter no poder. Companheiros que realmente estavam lado a lado com o Chico não têm voz para dizer para estas pessoas o que eles necessitam. Hoje o que se vê são pessoas dentro de seus gabinetes, no ar-condicionado, fazendo o que bem entendem, mas não vão ouvir o que a população carente necessita.

O que você considera um erro do Chico Mendes?

- Ter confiado em algumas pessoas. O Chico confiou em algumas pessoas e infelizmente ele morreu. Pessoas que o traíram e que na época já tinham a intenção de trair.

E como o PT se comporta em relação a isso?

- Eu vou falar do Chico político. O Chico, se fosse vivo, não estaria no PT. Dias antes do assassinato, fui comunicada de que ele estaria pedindo a desfiliação do PT e iria se filiar no PV. Ele não estaria no PT hoje.

Leia mais em: Mataram os ideais do Chico

Nenhum comentário: