sábado, 5 de abril de 2008

Valorização profissional marcará dia do jornalista


Sindicato preparou campanha de valorização profissional para lembrar a importância da categoria para a sociedade

Segunda-feira, dia em que a imprensa brasileira irá comemorar dois séculos de existência, o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Acre (Sinjac) fará uma grande festa para celebrar a excelente contribuição dada pelos profissionais locais para os meios de comunicação.
Para isso, uma campanha de valorização profissional será lançada nesta data, às 8 horas, no Sebrae/Centro, com a participação de todos os jornalistas sindicalizados no Estado. Na oportunidade, o sindicato distribuirá uma cartilha de direitos e deveres do profissional que trabalha na mídia. O material foi elaborado pelo departamento jurídico da entidade, respondendo às perguntas mais freqüentes do trabalhador, sobre a regulamentação da profissão, horas trabalhadas, acordo coletivo, reajustes e outros pontos.
“Esse ano também é o ano em que o Sinjac completa duas décadas de fundação e não poderíamos deixar que um dia como esse passasse em branco. Por isso, decidimos fazer um grande evento, comparado aos que serão feitos em muitos outros Estados”, disse o presidente do sindicato, Marcos Vicentti.
Para Vicentti, “o jornalista é uma das peças mais importantes na formação da democracia. É ele quem dá vez e voz aos movimentos que acontecem na cidade todos os dias”, daí a importância de elevar a autor-estima dos trabalhadores, com uma campanha de valorização profissional.
A preocupação com a causa, no entanto, não é uma tipicidade do Estado, segundo o presidente. “Essa é uma atividade proposta pela Federação Nacional dos Jornalistas para que todos os Estados participem”, ressaltou.
Ainda na segunda-feira, às 19 horas, uma mesa redonda será formada com vários profissionais acreanos no auditório do Iesacre. O público alvo da atividade são os estudantes de Jornalismo, já que o sindicato também tem se preocupado com os futuros jornalistas.
(ASSESSORIA DO SINJAC).

Nenhum comentário: