quinta-feira, 20 de março de 2008

Uma infestação de caramujos gigantes em Acrelândia preocupa a população


O caramujo gigante africano é um molusco nativo do nordeste da África. Possui alta capacidade reprodutiva e coloca até 1600 ovos por ano, alimenta-se de frutas, verduras, hortaliças e até mesmo de papelão, de plástico e de tinta de parede. Além disso, não possui predador natural, o que favorece sua rápida proliferação. O caramujo também é considerado uma praga agrícola, em Acrelândia a infestação dos moluscos se da mais na zona urbana do município.

Segundo o agrônomo Josiclei Azevedo o caramujo africano veio para o Brasil confundido com o escargot uma espécie de um molusco comestível.

Quintais muito úmidos são ideais para a proliferação dos caramujos. Dona Alice combate os moluscos no quintal da casa dela, com sal. Basta uma porção e eles rapidamente morrem, afirma a empresária.

Os caramujos africanos também podem ser transmissores de sérias doenças aos seres humanos:

1- ANGIOSTRONGYLUS COSTARICENSIS, causador da angiostrongiliasse abdominal, doenças que provoca fortes dores abdominais, febre, perda do apetite e vômitos, podendo culminar com a perfuração do intestino, hemorragias e em alguns casos, levar à morte.

2 - ANGIOSTRONGYLUS CANTONENSIS, causador de um tipo de meningite denominada meningite eosinofilica. Essa doença ocorre quando o verme se aloja no sistema nervoso central do paciente, provocando a inflamação das meninges (membranas que recobrem o cérebro). Ainda não houve ocorrências no Brsil.

Um dos fatores que contribuem para a proliferação dos caramujos em Acrelândia é uma leguminosa conhecida como amendoim Forrageiro, todos os canteiros centrais de Acrelândia são embelezados com a planta, a prefeitura está substituindo para evitar ainda mais infestação dos moluscos.

Nenhum comentário: