quinta-feira, 27 de março de 2008

O PREFEITO DE PLÁCIDO DE CASTRO SE DEFENDE DE DENÚNCIA.


Segundo uma conselheira municipal de saúde, um prédio que foi alugado pela prefeitura de Plácido de castro para a instalação de um centro de atendimento Odontológico, pertence ao pai do prefeito, Paulo Almeida. De acordo com A denúncia o prédio da antiga Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) foi disponibilizado para a implantação do centro de atendimento, mas a administração municipal achou melhor reformar o prédio de propriedade particular. // O prefeito se defende, segundo ele na cidade não existe outro local apropriado para a instalação do centro. E no prédio não houve uma reforma, e sim, uma adequação para as instalações necessárias.

Segundo o prefeito, o prédio da CONAB que estaria disponibilizado à prefeitura para a instalação do centro odontológico, encontra-se com a infra-estrutura comprometida. Ele afirma ainda que os 50 mil reais destinados para a instalação do programa eram insuficientes para reformar o prédio na condição que se encontra.

No local, funcionam lanchonetes e um salão de beleza, devido à infra-estrutura, ainda esta semana estas instalações serão transferidas para o mercado municipal recém-inaugurado, os comerciantes confirmam a falta de estrutura do local.

O ministério publica estadual já instaurou inquérito para apurar os fatos. Segundo o promotor Francisco Cavalcante caso não aja comprovação de irregularidades o inquérito será arquivado.

quarta-feira, 26 de março de 2008

MOÇÃO



Nós, abaixo assinados, representantes de entidades e pessoas amigas, queremos demonstrar nossa solidariedade e apoio, incondicionais, ao companheiro ambientalista ABRAHIM FARHAT, nosso Lhé, repudiando as situações constrangedoras sofridas por ele e sua família nos últimos dias, por parte de alguns membros do Ministério Público Estadual, assim como queremos também registrar nosso reconhecimento e nosso respeito por sua inegável luta pela liberdade do povo acreano, sempre em defesa da Floresta Amazônica.

CUT
SINTEAC
SINDECAF
Sindicato dos Bancários do Acre
Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Acre
Sindicato dos Urbanitários
Sindicato das Trabalhadoras Domésticas
Associação dosMoradores e Produtores Rurais da Estrada do Amapá
Associação Vertente
Moradia e Cidadania
Centro de Defesa dos Direitos Humanos e Educação Popular
Associação dos Empregados da Caixa

terça-feira, 25 de março de 2008

ENTREVISTA COM CLARICE LISPECTOR

"Eu escrevo sem esperança de que o que eu escrevo altere qualquer coisa. Não altera em nada... Porque no fundo a gente não está querendo alterar as coisas. A gente está querendo desabrochar de um modo ou de outro..."

A grande diversidade de leitura de Clarice Lispector pode ser percebida em sua literatura. Todavia, a escrita da autora não é apenas o resultado delas. Sabemos que a leitura é parte primordial para a formação do escritor, e está presente na vida e obra de Lispector. Eu Assisti uma entrevista dela na TV Cultura e fiquei admirado com a sabedoria e a espontaneidade dela. Esta foi a única entrevista que ela concedeu pra televisão, em 1977, é imperdível. Veja um trecho!


sábado, 22 de março de 2008

ENCENAÇÃO DA PAIXÃO DE CRISTO EM ACRELÂNDIA

Eu já vi algumas encenações sobre a paixão de cristo apresentadas nessa época de reflexão, mas na última sexta feira, eu assisti uma que me emocionou bastante encenada pelos jovens da igreja católica de Acrelândia, com muita simplicidade e talento para a dramaturgia, os jovens levaram o público à emoção. Veja o vídeo.

quinta-feira, 20 de março de 2008

Uma infestação de caramujos gigantes em Acrelândia preocupa a população


O caramujo gigante africano é um molusco nativo do nordeste da África. Possui alta capacidade reprodutiva e coloca até 1600 ovos por ano, alimenta-se de frutas, verduras, hortaliças e até mesmo de papelão, de plástico e de tinta de parede. Além disso, não possui predador natural, o que favorece sua rápida proliferação. O caramujo também é considerado uma praga agrícola, em Acrelândia a infestação dos moluscos se da mais na zona urbana do município.

Segundo o agrônomo Josiclei Azevedo o caramujo africano veio para o Brasil confundido com o escargot uma espécie de um molusco comestível.

Quintais muito úmidos são ideais para a proliferação dos caramujos. Dona Alice combate os moluscos no quintal da casa dela, com sal. Basta uma porção e eles rapidamente morrem, afirma a empresária.

Os caramujos africanos também podem ser transmissores de sérias doenças aos seres humanos:

1- ANGIOSTRONGYLUS COSTARICENSIS, causador da angiostrongiliasse abdominal, doenças que provoca fortes dores abdominais, febre, perda do apetite e vômitos, podendo culminar com a perfuração do intestino, hemorragias e em alguns casos, levar à morte.

2 - ANGIOSTRONGYLUS CANTONENSIS, causador de um tipo de meningite denominada meningite eosinofilica. Essa doença ocorre quando o verme se aloja no sistema nervoso central do paciente, provocando a inflamação das meninges (membranas que recobrem o cérebro). Ainda não houve ocorrências no Brsil.

Um dos fatores que contribuem para a proliferação dos caramujos em Acrelândia é uma leguminosa conhecida como amendoim Forrageiro, todos os canteiros centrais de Acrelândia são embelezados com a planta, a prefeitura está substituindo para evitar ainda mais infestação dos moluscos.

UMA MULHER ESPECIAL

sábado, 15 de março de 2008

REFLORESTAMENTO

Em Plácido de Castro o IBAMA realiza um programam de reflorestamento em áreas degradadas, e em matas ciliares de rios, igarapés e açudes./Este programa é realizado em parceria com o governo do estado e a prefeitura de Plácido de castro. a idéia é que essa prática se torne constantes, em razão do alto índice de desmatamento. Os municípios de Acrelândia e senador guiomard, que também fazem parte da região de maior desmatamento no estado já realizam esse programa há mais tempo.