sexta-feira, 19 de setembro de 2008

Web 2.0 – Jornalismo 2.0

A evolução da internet está acontecendo em ritmo acelerado, e com ela trazendo novos hábitos para os internautas, a mudança é percebida no dia a dia, quando surgem programas inovadores que permitem a aceleração do processamento de transformações de idéias. A limitação da “WEB 1.0” no processo de elaboração e pesquisa por meio da internet está dando lugar a um inovador processo de intermediação por meio da WEB. Quem labuta no dia a dia pelo mundo virtual tem que ficar atento às mudanças que se apresentam. O leque que se abre por meio dessa rede de possibilidades, vem demonstrando que o futuro da humanidade caminha pelo mundo virtual. O conceito da “WEB 2.0” nos possibilita enxergar os trilhos da WEB com boas perspectivas para o mundo cientifico, acadêmico, e jornalístico.

Com a evolução da WEB a sociedade ganha uma nova janela de informação, que possibilita uma interação com o autor da publicação do fato. Diante da evolução da WEB surge o um novo conceito de jornalismo, o “jornalismo 2.0”. O novo conceito traz uma nova maneira de se publicar uma noticia, com o novo formato o público pode interagir com a noticia, seja ela publicada em texto ou em vídeo. Seja qual for à serventia da internet, ela hoje se apresenta com mais possibilidades de negócios e até mesmo de entretenimento.

Para se atualizar nas inovações da WEB, é necessário ficar atento as evoluções de programas que permitem a navegação, em fonte de pesquisa ou de interação. Quem participa das comunidades virtuais tem que ficar atento para as mudanças que se aproximam. Dentro desse leque que se abrem no mundo da WEB, as comunidades poderão interagir de uma forma mais eficaz, dando aos internautas realidade no momento da interação.

O que motiva as pessoas a participarem ativamente das comunidades é a possibilidade de relacionamento por meio de uma interação virtual, quando esse processo se torna mais eficaz, o acesso a essas comunidades são mais freqüentes. Já o site de busca que permite aos internautas encontrar caminhos para pesquisas, é um dos mais acessados.

Diante desse avanço da WEB, o mundo virtual está a cada dia se tornando mais real. A WEB 2.0 vem a cada dia estreitando a distancia da impossibilidade à possibilidade. Uma das mudanças mais significante da internet é a possibilidade de se comunicar com outra pessoa por meio da WEB-CAM, essa inovação no meu ponto de vista, permitiu a quebra de um dos maiores paradigmas do mundo tecnológico.

Começaram-se a desenvolver softwares que são usados pela Internet e vendidos não em pacotes mas como serviços, pagos mensalmente como uma conta de água. Além disso, mudou-se a forma de fazer softwares. Para que tudo funcione bem na Internet, para isso é necessário a união de várias tecnologias. Definiu-se então que quanto mais simples e modular a programação, melhor. Assim é fácil tirar ou acrescentar uma funcionalidade ou compartilhar uma parte do seu software com outro software. Metodologias e conceitos tem-se popularizado entre as empresas que desenvolvem aplicativos ditos "Web 2.0".


LUÍZIO OLIVEIRA – Jornalista.

Nenhum comentário: