quarta-feira, 26 de agosto de 2009

BRASILEIROS NA BOLÍVIA

Produtores rurais brasileiros que residem em terras bolivianas na fronteira com o município de plácido de castro são obrigados a deixar a área por determinação do governo boliviano. A principal preocupação é que eles podem não ser indenizados pelas benfeitorias feitas nas terras, ocupadas há décadas.

FESTIVAL DE PRAIA DE BOCA DO ACRE

Nesta época do ano em Boca do Acre o festival de praia é a maior atração turística da cidade.

terça-feira, 25 de agosto de 2009

ESTRADA DE BOCA DO ACRE

A população de Boca do Acre comemora a liberação do licenciamento ambiental para as obras da BR-317 que liga o município Amazonense ao Acre.

sexta-feira, 21 de agosto de 2009

MISTÉRIO EM BOCA DO ACRE

EM BOCA DO ACRE A POPULAÇÃO ESTÁ PREOCUPADA COM UM FORTE CLARÃO ACOMPANHADODE UMA EXPLOSÃO QUE APARECEU NA NOITE DE TERÇA FEIRA NA CIDADE, SEGUNDO ELES, TERIA SIDO A QUEDA DE UM AVIÃO, MAS APESAR DAS BUSCAS, ATÉ AGORA NADA FOI ENCONTRADO.

terça-feira, 18 de agosto de 2009

UMA SILVA SUCESSORA DE UM SILVA?

Leonardo Boff

Não estou ligado a nenhum partido, pois para mim partido é parte. Eu como intelectual me interesso pelo todo embora, concretamente, saiba que o todo passa pela parte. Tal posição me confere a iberdade de emitir opiniões pessoais e descompromissadas com os partidos.
De forma antecipada se lançou a disputa: Quem será o sucessor do carismático presidente Luiz Inácio Lula da Silva?

De antemão afirmo que a eleição de Lula é uma conquista do povo brasileiro, principalmente daqueles que foram sempre colocados à margem do poder. Ele introduziu uma ruptura histórica como novo sujeito político e isso parece ser sem retorno. Não conseguiu escapar da lógica macro-econômica que privilegia o capital e mantém as bases que permitem a acumulação das classes opulentas. Mas introduziu uma transição de um estado privatista e neoliberal para um governo republicano e social que confere centralidade à coisa pública (res publica), o que tem beneficiado vários milhões de pessoas. Tarefa primeira de um governante é cuidar da vida de seu povo e isso Lula o fez sem nunca trair suas origens de sobrevivente da grande tribulação brasileira.
Depois de oito anos de governo se lança a questão que seguramente interessa à cidadania e não só ao PT: quem será seu sucessor? Para responder a esta questão precisamos ganhar altura e dar-nos conta das mudanças ocorridas no Brasil e no mundo. Em oito anos muita coisa mudou. O PT foi submetido a duras provas e importa reconhecer que nem sempre esteve à altura do momento e às bases que o sustentam. Estamos ainda esperando uma vigorosa autocrítica interna a propósito de presumido “mensalação”. Nós cidadãos não perdoamos esta falta de transparência e de coragem cívica e ética.

Em grande parte, o PT virou um partido eleitoreiro, interessado em ganhar eleições em todos os níveis. Para isso se obrigou a fazer coligações muito questionáveis, em alguns casos, com a parte mais podre dos partidos, em nome da governabilidade que, não raro, se colocou acima da ética e dos propósitos fundadores do PT.
Há uma ilusão que o PT deve romper: imaginar-se a realização do sonho e da utopia do povo brasileiro. Seria rebaixar o povo, pois este não se contenta com pequenos sonhos e utopias de horizonte tacanho. Eu que circulo, em função de meu trabalho, pelas bases da sociedade vejo que se esvaziou a discussão sobre “que Brasil queremos”, discussão que animou por decênios o imaginário popular. Houve uma inegável despolitização em razão de o PT ter ocupado o poder. Fez o que pôde quando podia ter feito mais, especialmente com referência à reforma agrária e à inclusão estratégica (e não meramente pontual) da ecologia.
Quer dizer, o sucessor não pode se contentar de fazer mais do mesmo. Importa introduzir mudanças. E a grande mudança na realidade e na consciência da humanidade é o fato de que a Terra já mudou. A roda do aquecimento global não pode mais ser parada, apenas retardada em sua velocidade. A partir de 23 de setembro de 2008 sabemos que a Terra como conjunto de ecosissitemas com seus recursos e serviços já se tornou insustentável porque o consumo humano, especialmente dos ricos que esbanjam, já psssou em 40% de sua capacidade de reposição.

Esta conjuntura que, se não for tomada a sério, pode levar nos próximos decênios a uma tragédia ecológicohumanitária de proporções inimagináveis e, até pelo final do século, ao desaparecimento da espécie humana. Cabe reconhecer que o PT não incorporou a dimensão ecológica no cerne de seu projeto político. E o Brasil será decisivo para o equilíbrio do planeta e para o futuro da vida.
Qual é a pessoa com carisma, com base popular, ligada aos fundamentos do PT e que se fez ícone da causa ecológica? É uma mulher, seringueira, da Igreja da libertação e amazônica. Ela também é uma Silva, como Lula. Seu nome é Marina Osmarina Silva.

Leonardo Boff é teólogo e escreve no Jornal do Brasil.

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

BOAS PRATICAS DA FARINHA

Produtores rurais em Acrelândia recebem treinamento de como realizar o melhor aproveitamento da mandioca e os seus derivados.

quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Em Acrelândia foi inaugurada uma casa de farinha, a agro indústria ira fortalecer a economia rural dos produtores do projeto Orion.

Marina Silva já fala como candidata do PV à Presidência

A senadora Marina Silva (PT-AC) já fala como candidata do PV à Presidência. Embora não tenha dado a resposta definitiva ao convite dos verdes para disputar a sucessão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva no ano que vem, suas declarações deixam claro que o PT, no qual milita há 30 anos, já é parte do passado. E seu plano agora é abraçar as novas utopias. "Estou com 50 anos e é isso que me leva a essa (nova) discussão. Nós precisamos ter novos mantenedores de sonhos e de utopias."

No Palácio do Planalto já é dada como certa a saída de Marina. Lula acha que a ex-ministra deixará mesmo o PT. Não pretende procurá-la, porque acha que pode ouvir um "não". Desde que Marina deixou o Ministério do Meio Ambiente, em 13 de maio de 2008, os dois estão cada vez mais distantes. A presença de Marina numa cerimônia no Planalto, no ano passado, chegou a ser constrangedora, visto que ela não sorriu em resposta a nenhuma das brincadeiras feitas por Lula. E, nos últimos meses, a distância só aumentou.

Marina opôs-se à aprovação da medida provisória que regularizou terras da A senadora afirma que está vivendo um sério momento de reflexão e não teme nem mesmo uma punição partidária, como a possibilidade de o PT invocar a fidelidade partidária e lhe tomar o mandato, caso vá para o PV. "Meu mandato é uma honra tê-lo recebido do povo acreano. E eu o tenho honrado até hoje. Mas não será o medo da perda do mandato que me fará desistir de qualquer coisa que acredito ou defendo. Quando você fala de algo com a magnitude que estou fazendo, o cálculo político (da manutenção do mandato) apequena o debate."

Outro indicativo da disposição de Marina de mudar de partido está na resposta que deu à ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, virtual candidata a presidente pelo PT. No sábado, Dilma fez um apelo para que Marina não saia do partido. "Fiquei sabendo que ela fez um apelo e, ao mesmo tempo, disse que me entende. Afinal, ela saiu do PDT para ir para o PT e sabe como é isso", respondeu Marina. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.



segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Ritual alucinógeno volta a ser celebrado depois de 40 anos

O Fantástico acompanha, na Amazônia, o batizado de um indiozinho. Na cerimônia, a tribo promove um ritual alucinógeno para chamar os espíritos da floresta.

CRISE NO COMÉRCIO DE ACRELÂNDIA

Em Acrelândia os comerciantes reclamam da crise financeira no comercio local.

FORMAÇÃO TECNICA PARA PRODUTORES

O governo do estado em parceria com o INCRA ira oferecer um curso de formação tecnica para trabalhadores rurais por meio do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária.

sexta-feira, 7 de agosto de 2009

POLICIAIS RODOVIÁRIOS FEDERAIS ENTRAM EM CONFRONTO COM MANIFESTANTES PARA TENTAR DESBLOQUEAR A BR-364, NA DIVISA DO ACRE COM RONDÔNIA..

NA NOITE DO DIA CINCO DE AGOSTO, POLICIAIS RODOVIÁRIOS FEDERAIS TENTARAM REALIZAR OS DESBLOQUEIO DA ESTRADA E HOUVE CONFLITO./ OS AGENTES FIZERAM DISPAROS COM BALAS DE BORRACHA E JOGARAM BOMBAS DE EFEITO MORAL./ OS MORADORES REVIDARAM COM PEDRAS./ PELO MENOS CINCO PESSOAS FICARAM FERIDAS. ENTRE ELAS DOIS POLICIAIS./