sexta-feira, 25 de janeiro de 2008

DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

Em Plácido de Castro o banco do Brasil estará efetivando hoje quarenta produtores que irão assinar um convênio com o banco para o fortalecimento da bacia leiteira do município por meio do programa de desenvolvimento sustentável oferecido pelo banco./ segundo o secretário de agricultura do município André Luiz, esse programa irá contribuir para o desenvolvimento sustentável da região por meio da bacia leiteira. Serão 800 mil reais disponibilizado para o financiamento, cada produtor poderá financiar de 18 mil até 120 mil reais de acordo com as necessidades. A prefeitura de Plácido de Castro irá colocar veterinários a disposição dos produtores para orientação técnica. // A solenidade de efetivação começou às oito horas e conta com a presença de empresários políticos e o prefeito do município Paulo Almeida.

terça-feira, 22 de janeiro de 2008

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

A Secretaria de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar de Plácido de Castro planejou as ações que serão desenvolvidas durante o ano. A principio, será feito acompanhamento técnico ao produtor dentro da cadeia produtiva do município que são: Leite e Castanha. Dentro desta cadeia, vai ser feito o acompanhamento diário, alternando O produto. será trabalhado também o programa de segurança alimentar, garantindo as famílias do município à alimentação mínima e necessária, bem como hortas e pomar. A partir da primeira semana de fevereiro até o dia quinze março será realizado varias capacitações ao corpo técnico da secretaria. Em seguida os técnicos terão contato direto com o produtor.

sábado, 19 de janeiro de 2008

PLÁCIDO DE CASTRO GLOBALIZADO


Desde o último dia 19, o sinal da TV Acrelândia que retransmite a programação da rede amazônica e da rede globo é exibido também no Município de Plácido de Castro. Agora quem reside naquele município a cerca de trinta e três quilômetros de Acrelândia pode acompanhar a programação jornalística da rede amazônica// às 9 horas da manhã o Amazônia TV com noticias de interesse da comunidade e entrevista, às 16 horas o jornal do Acre com matérias pautadas em todo o estado, além do jornal 24 horas durante a programação da emissora. Já para os comerciantes do município de plácido de castro a novidade é que agora eles poderão anunciar os seus produtos durante os intervalos da rede globo. O canal retransmissor de Plácido de Castro é o canal 12.

quinta-feira, 17 de janeiro de 2008

PLÁCIDO DE CASTRO ESTÁ EM ALERTA CONTRA A FEBRE AMARELA

O município de Plácido de Castro está em alerta contra a febre amarela. É que a região faz fronteira com a Bolívia, país onde não existe cobertura de vacinação contra a doença. Nesta semana a Secretaria Municipal de Saúde do município intensificou o trabalho de imunização. A idéia é atingir com a cobertura vacinal, sobretudo, quem transita e mora na Vila Boliviana Puerto Evo Morales. Mesmo com 103% de cobertura vacinal no município, a secretaria montou um posto sentinela no centro da cidade para atender as pessoas que ainda não tem a vacina. Segundo o secretario Raimundo Castro, as pessoas que estão procurando pelo atendimento estão sendo orientadas com relação às reações adversas que a vacina pode causar em quem já foi imunizado. O posto sentinela estará à disposição da população por tempo indeterminado ao lado da praça no centro da cidade.

terça-feira, 15 de janeiro de 2008

FARINHA DE BANANA DE ACRELÂNDIA FAZ SUCESSO EM BRASÍLIA

Seis mulheres do assentamento Pedro Peixoto, em Acrelândia tiveram uma idéia diferente em 2005: produzir e vender farinha de banana, uma das culturas típicas da região Norte do País. Dois anos depois, Regina Gonçalves da Silva, 37 anos, está feliz. Trouxe a farinha de banana para expor na 4ª Feira Nacional de Agricultura Familiar e Reforma Agrária, que aconteceu recentemente em Brasília. Vendeu todos os 300 quilos do produto antes da feira acabar. “ Se tivesse 500 quilos, teria vendido. Não deu pra quem quis, acabou no segundo dia do evento”, contou a produtora rural.

Regina tem outros motivos para comemorar. Por intermédio do Programa de Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar (PAA) – executado em parceria pelos ministérios do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), do Desenvolvimento Agrário (MDA) e da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA/ Conab) - o Grupo de Produtores Rurais Novo Ideal, do qual Regina é líder, passou a ter a garantia de compra de 1.500 quilos da farinha de banana por mês – a produção é de 4.500 quilos/mês. Os outros 3 mil quilos, o grupo vende parte para as secretarias estadual e municipal de Saúde.

A morena de riso largo e olhos sérios, que hoje compartilha com 47 famílias a experiência de produzir farinha de banana, café não beneficiado (em grãos) e barrinhas de rapadura, explica como é o trabalho: “Cada uma recebe um salário mínimo por mês, pelo menos. E o mais importante: a mulher é quem administra o dinheiro. Não existe maior alegria e coisa melhor pra auto-estima de uma mulher que poder participar, trabalhar, opinar, comprar alimentos para os filhos.” O produto adquirido pelo MDS é destinado a 42 entidades assistenciais, entre creches, asilos, casas de apoio a menores, hospitais e casa de atendimento a portadores de hanseníase.

Regina Silva é formada em administração de empresas e trocou uma carreira em São Luís (MA) para ser produtora rural no Acre quando, ao visitar a irmã em Acrelândia, conheceu o marido, o produtor rural Miguel Donizete Tomazini, o “Doni”, com quem tem duas filhas. Agora, Regina tem mais planos: até 2010 o grupo quer exportar a farinha de banana e também beneficiar o café. De acordo com Regina, os americanos e os italianos são os mais interessados.

O grupo Produtores Rurais Novo Ideal faz planos: até 2010, pretende exportar a farinha de banana e também beneficiar o café.

Ela conta que usou sua formação como administradora para gerir o negócio e captar recursos. A agroindústria do Grupo Novo Ideal foi financiada da seguinte forma: 50% com recursos advindos da venda do café e a outra metade por uma instituição italiana. “Depois que o MDS nos beneficiou com a compra antecipada, nossa vida ficou melhor, pois agora temos mais tranqüilidade pra trabalhar, capital de giro para investir no negócio e, aumentou muito a qualidade de vida das famílias, principalmente das mulheres”, revelou.

A farinha de banana verde tem grande valor nutricional e é utilizada principalmente na alimentação das crianças, idosos e gestantes porque substitui o trigo mas sem conter glúten. Ela é utilizada no preparo de pães, bolos, vitaminas e mingau ou creme de banana. Na região Norte, a banana é aproveitada integralmente – fruta, folhas e casca. A fruta verde é usada para fabricar a farinha. “A fruta tem que estar no ponto certo. A banana é descascada, higienizada por meio de clorificação ( adição de cloro para evitar que o produto estrague), depois é desidratada, triturada e embalada. A casca e as folhas são moídas e misturadas à ração para gado, pois aumenta o valor nutricional”, explica a administradora do grupo Novo Ideal.

As 47 famílias trabalham cerca de 6h por dia e criaram a agroindústria com orientações e supervisão de técnicos da Embrapa e da Emater/AC. Outro objetivo do grupo é começar a vender, já no início de 2008, a farinha de banana em mercadinhos, padarias e supermercados do Acre.

Fonte: Ministério do Desenvolvimento Social

segunda-feira, 14 de janeiro de 2008

ACRELÂNDIA

A única ocorrência registrada na delegacia do município foi uma briga de dois agricultores no ramal do bengala na noite de domingo que resultou em um esfaqueamento, a vitima não corre risco de morte. E a policia civil do município ganhou o reforço de seis policiais na corporação, que ingressaram por meio da recente contratação feita pelo governo do estado. Segundo o delegado do município Saulo Ribeiro o aumento de cinco para 11 novos agentes irá melhorar os serviço de investigação da delegacia. Ainda segundo o delegado o novo prédio que irá acomodar as policias civil e militar ficara pronto até o final do mês, dando ainda mais estrutura as duas polícias do município.

sábado, 12 de janeiro de 2008

DENGUE

A secretaria de saúde de acrelândia juntamente com a vigilância epidemiológica do município e a FUNASA, estão intensificando as atividades de ações preventivas de combate a dengue na cidade, essa medida foi tomada devido ao acúmulo de água em reservatórios nos quintais das casas, nesse período chuvoso. Segundo a coordenadora da vigilância epidemiológica do município, para que as larvas do mosquito da dengue não se proliferem durante esse período é necessário o envolvimento também da sociedade na higienização dos quintais, a fim de evitar a criação de focos do mosquito transmissor da doença.

FEBRE AMARELA

A noticia dada nesta semana de que um pecuarista de 48 anos, internado no hospital Felício Rocha, em Belo Horizonte, com suspeita de febre amarela e de procedência acreana, com residência fixa aqui no município de Acrelândia, preocupou a população. Mas, segundo o secretário de saúde de Acrelândia, Fernando José, o municipio tem 98% de cobertura vacinal./De acordo com o secretário que esta em contato direto com a família do pecuarista, garantiu que clinicamente já está descartada a suspeita de febre amarela, o que deve ser confirmado ainda hoje com a divulgação dos exames clínicos realizados em Belo Horizonte. Segundo o secretário, não há motivos para preocupação, nem correria AOS postos e centros de saúde do município.