terça-feira, 4 de dezembro de 2007

Em acrelândia a bacia leiteira está em constante desenvolvimento. Um dos fatores que tem contribuído com isso é a organização dos produtores rurais.

A maioria dos produtores já enfrentou dificuldades para escoar a produção. Um dos entraves para o desenvolvimento da atividade eram as exigências do mercado e a falta de padronização dos produtos, feitos de maneira caseira. A alternativa encontrada pelos produtores para aquecer a economia no campo, seria montar uma cooperativa, e com isso garantir a compra de toda a produção.

Para garantir o sucesso da atividade leiteira, cursos profissionalizantes e assistência técnica para a instalação de equipamentos essenciais para o melhor desempenho da produção foram realizados.

Hoje com 600 cooperados, a bacia leiteira no município cresceu, e o sucesso na economia influencia em 100% no desenvolvimento do município. O laticínio é hoje a maior indústria da região, emprega mais de 30 pessoas direta e indiretamente no município.

A empresa de laticínio acrelândia começou a funcionar em 2004. No ínicio, eram produzidos 300 litros de leite diariamente. Hoje a produção chega a quase vinte mil litros diários. Seu Hermes trabalha na fábrica desde a criação, ele divide o bom momento da indústria com outros 27 funcionários.

Além do leite a fábrica produz: queijo, ricota, manteiga, mussarela e outros. A qualidade dos produtos rendeu em 2006, o reconhecimento da caixa econômica federal como um dos melhores modelos de empreendimento do Brasil.

Nas ruas da cidade dá para ver o resultado de tanta dedicação por parte dos produtores. A creche da cidade, por exemplo, é abastecida com o leite da cooperativa. São mais de 400 crianças que se alimentam diariamente.

Nos principais supermercados da cidade os produtos do laticínio ficam em lugar de destaque.

Para o prefeito do município Vilseu Ferreira, o laticínio hoje é a maior referência de acrelândia para aquecer a economia. “Nós hoje somos a maior bacia leiteira do acre, só a folha de pagamento dos produtores é maior que a da prefeitura”, diz o prefeito.